Topo

Lia Bock

A hora da verdade: você é um bom ex?

Lia Bock

27/07/2017 04h00

Quantos amigos você tem que vivem reclamando de seus ex-maridos e ex-mulheres? Temos de um lado as queixas dos largam mão e de outro as dos que pegam demais no pé. Quantos adjetivos maldosos você mesmo já deu para o seu ex? Tudo bem, você não está sozinho.

Mas pensemos pela outra ponta: o que fazer pra sermos nós mesmos ex-maridos e ex-mulheres bacanas? Quando o casamento acaba, manter a parceria é um desafio.

Num primeiro momento eu diria que para ser um ex legal é preciso ser compreensivo e parceiro na criação dos filhos (do gato, cachorro) e na divisão dos bens. Mas destrinchemos o que ser "compreensivo e parceiro" significa de fato. Porque não adianta nada fazer pose de bom samaritano e elogiar publicamente, mas surtar na hora que aparece um probleminha qualquer. Porque não tem nada mais chato do que ex desqualificando a gente por motivos torpes.

Dai eu pensei: compreensão? parceria? será? Ex bom, na verdade, é aquela pessoa que tem vida, que se diverte, que fica de ressaca e pede socorro num domingo qualquer. Ex bom é aquele que chega levemente atrasado e pedindo desculpas. Aquele que, um dia, esquece da natação ou perde o horário da escola. E não é que eu tenha pirado. Longe de mim valorizar pais e mães irresponsáveis, ausentes ou fora de prumo. Mas a humanidade que nos permeia pede uma compreensão que só quem erra consegue alcançar.

O ex impecável, que nunca se atrasa, que jamais esquece um casaco na festa, que nunca dá arroz com ovo e nem deixa dormir coladinho (com a mamãe ou o papai) na cama, com certeza fará da nossa vida um inferno. Esse, todo trabalhado na pontualidade, na certeza e nos preceitos do budismo mais elevado vai nos lembrar a cada dia como nós – ex-maridos e ex-mulheres da vala comum, que se afogam em contas, em trabalho e na vontade de tomar um drinque com os amigos – somos inadequados e desgraçadamente humanos.

A perfeição é a melhor amiga da cobrança e daquelas discussões intermináveis que nos tiram o chão e nos atolam de caracteres no Whatsapp. (Aliás uma amiga fez a melhor piada: ex bom é ex sem internet)

Mas voltando, ex bacana é aquele que, como nós, tem seus dias de fúria, de caos, de tristeza e de amor. É o que sente ciúmes e pede um tempo pra digerir a nova relação. É aquele que, como nós, soa confuso e incerto e sente empatia pelos erros que, sim, virão. Pra todxs nós.

Sobre a autora

Comentarista na CNN Brasil, a jornalista Lia Bock começou a blogar em 2008 no site da revista "TPM", onde foi também editora-chefe. Passou por publicações como "Isto É", "Veja SP" e "TRIP". É autora dos livros "Manual do Mimimi: do casinho ao casamento (ou vice-versa)” e do "Meu primeiro livro", ambos editados pela Companhia das Letras. É mãe de quatro filhos e pode ser encontrada no Instagram @liabock e no Twitter @euliabock

Sobre o blog

Um espaço para pensatas e divagações sobre notícias, sexo, filhos, coração partido, afetações apaixonadas e o que mais parecer importante ao universo feminino.

Blog da Lia Bock