Topo

Lia Bock

Seja corajosa e não se desculpe, Patricia Poeta!

Lia Bock

19/02/2018 12h46

Não basta ser linda, magra e apresentadora de um programa de TV, é preciso também estar maquiada e penteada? Não!!

Patricia, querida, eu sei que você não fez por mal, mas cada vez que uma mulher se desculpa por não estar arrumadinha morre um urso panda. Não, na verdade, sejamos sinceros: morre um pouco da nossa liberdade conquistada a duras penas.

Pense comigo: o fato de nos desculparmos pelo mal jeito, pelo cabelo desgrenhado ou pela falta de blush nas bochechas nos remete a um tempo em que servíamos apenas como acessório. Servíamos para alegrar o ambiente e, neste sentido, estar desarrumada era um horror. Afinal, como é que uma coisa que serve para embelezar está destrambelhada, não é mesmo?

Só que o mundo mudou. Nós cobrimos guerras, comandamos programas de TV e presidimos países. Será mesmo que precisamos estar arrumadinhas para aparecer em público?

Esse seu pedido de desculpas, pra mim, serve de alerta. Mostra o quanto ainda estamos ligadas a uma cultura machista que nos empurra para ser objeto. Cuidado.

Deixe as suas sinceras desculpas para o dia em que você cometer uma gafe ou um erro, deixe suas desculpas para o dia em que você não conseguir aprovar pautas progressistas que celebrem a mulher como um ser pensante.

E aqui, eu poderia dizer que, além do mais, você fica linda de qualquer jeito e que não precisa de maquiagem ou escova para encantar o público. Mas isso (além de óbvio) corrobora com a ideia de que temos que ser lindas e não, não temos! Temos sim que ser inteligentes, corajosas, perspicazes, valentes!

É assim que eu falo com a minha sobrinha e com a minha enteada. É assim que eu sonho nosso futuro. Vem comigo?

Sobre a autora

Comentarista na CNN Brasil, a jornalista Lia Bock começou a blogar em 2008 no site da revista "TPM", onde foi também editora-chefe. Passou por publicações como "Isto É", "Veja SP" e "TRIP". É autora dos livros "Manual do Mimimi: do casinho ao casamento (ou vice-versa)” e do "Meu primeiro livro", ambos editados pela Companhia das Letras. É mãe de quatro filhos e pode ser encontrada no Instagram @liabock e no Twitter @euliabock

Sobre o blog

Um espaço para pensatas e divagações sobre notícias, sexo, filhos, coração partido, afetações apaixonadas e o que mais parecer importante ao universo feminino.

Blog da Lia Bock