Topo

Lia Bock

Ser amado é muito bom. Mas saber amar, é melhor

Lia Bock

09/01/2018 10h34

Existe um amor que a gente recebe, que nos comove, nos preenche. Um amor que vem de outro lugar e mexe no prumo da nossa vida, abre caminhos, sorrisos ou portas que já havíamos desistido de passar. Esse é o amor do outro. Um amor que surpreende, que abala.

E existe o amor que há em nós.

Esse, que cresce no nosso peito, é aquele que a gente percebe chegar de mansinho, como o peso de uma semente sobre terra – leve mas sólido. A gente sente ele brotar e ramificar. Esse é o amor que a gente rega e que sabe quanto pesa só de olhar. O amor que a gente quis ver vivo e cuidou pra que nos ocupasse de forma frondosa. Esse amor não tem a surpresa do que vem do que vem do outro, mas seu poder é magnífico.

É por isso que quando alguém não quer o nosso amor dói tanto, fere, devasta. É triste e frustrante justamente porque é todo um poder desperdiçado. Nossa potência para mudar o mundo minguando por falta de quórum.

É o amor que há em nós o responsável por aquela dose de certeza essencial na hora do vamos ver. É ele, e não o outro, que nos empurra firmes nos momentos de dúvida alheia. O amor que há em nós é capaz de mover o bonde todo, é capaz de mudar o rumo do barco à deriva. Ele resgata, esclarece, acolhe.

E nada mais gostoso do que sentir que temos força para levar a nós mesmo e ao outro para um lugar onde não haja dor. Nada mais gratificante do que ter a certeza por dois. E só o amor que há em nós faz isso. Não é o que vem do outro que nos dá energia, potência e a tranquilidade de quem dobra a aposta sem pestanejar. É o amor que a gente sente e joga no mundo (no outro) que pode mudar tudo.

Ser amado é muito bom. Mas saber amar, é melhor.

Sobre a autora

Comentarista na CNN Brasil, a jornalista Lia Bock começou a blogar em 2008 no site da revista "TPM", onde foi também editora-chefe. Passou por publicações como "Isto É", "Veja SP" e "TRIP". É autora dos livros "Manual do Mimimi: do casinho ao casamento (ou vice-versa)” e do "Meu primeiro livro", ambos editados pela Companhia das Letras. É mãe de quatro filhos e pode ser encontrada no Instagram @liabock e no Twitter @euliabock

Sobre o blog

Um espaço para pensatas e divagações sobre notícias, sexo, filhos, coração partido, afetações apaixonadas e o que mais parecer importante ao universo feminino.

Blog da Lia Bock