Topo

Lia Bock

Se Olavo de Carvalho fosse uma criança, estaria de castigo

Lia Bock

12/12/2019 04h00

Olavo de Carvalho (Vivi Zanatta/Folhapress)

Dá pra confiar numa pessoa que se intitula pensadora e ataca mulheres usando adjetivos como velha e feia?

Maturidade é uma das coisas que adquirimos com os anos, responsabilidade é uma coisa que adquirimos com vivência e respeito a gente aprende na escola (do fundamental à pós-graduação). Por isso, quando um ser humano que já deixou a infância pra trás usa de argumentos infantis para agredir uma mulher cai (ou deveria cair) automaticamente na vala das pessoas não confiáveis.

E pode ser o presidente da República, um apresentador de televisão ou o guru da geral: quando usa argumento infantil perde toda a credibilidade angariada ao longo da vida.

É como o professor que não tem paciência com criança ou o mediador que deixa o sangue subir a cabeça. Tem coisas que derrubam de tal forma a credibilidade de alguém que fica difícil seguir confiando.

Por isso, é um pouco assustador que a boçalidade de Olavo de Carvalho ao agredir a jornalista Vera Magalhães (nova apresentadora do programa Roda Viva, da TV Cultura) chamando a de "véia", seja encarada como engraçada quando, no fundo, é apenas patética.

VEJA MAIS

E aqui não tem nada a ver com ser politicamente correta, é apenas uma questão de lógica. Se a gente deixa a criança de castigo quando ela xinga, se tem conversa seria quando ela desrespeita alguém, por que rimos quando um adulto faz o mesmo?

Não é só na infância que a gente deve respeitar as pessoas e ser educado. É a partir da infância, se estendendo para toda a vida. Taoquei?

Pensem, o que vocês fariam se um filho olhasse na cara de uma senhora na padaria e dissesse: "Essa véia está na nossa frente?" Primeiro ia bater uma vergonha enorme e, depois, repreenderíamos de alguma maneira (alguns de forma mais dura, outros menos), mas jamais deixaríamos passar batido e, em hipótese alguma, daríamos risada.

Pois o mesmo vale para Olavo, uma pessoa que insiste em recorrer a argumentos infantis.

Sobre a autora

Comentarista na CNN Brasil, a jornalista Lia Bock começou a blogar em 2008 no site da revista "TPM", onde foi também editora-chefe. Passou por publicações como "Isto É", "Veja SP" e "TRIP". É autora dos livros "Manual do Mimimi: do casinho ao casamento (ou vice-versa)” e do "Meu primeiro livro", ambos editados pela Companhia das Letras. É mãe de quatro filhos e pode ser encontrada no Instagram @liabock e no Twitter @euliabock

Sobre o blog

Um espaço para pensatas e divagações sobre notícias, sexo, filhos, coração partido, afetações apaixonadas e o que mais parecer importante ao universo feminino.

Blog da Lia Bock