Topo

Lia Bock

Maísa, enfrenta o patrão que o palco é seu!

Lia Bock

21/06/2017 04h00

Maisa: "casamento não, obrigada." (Foto: Reprodução/SBT)

Assisti agora ao vídeo em que Maísa, a menina de 15 anos criada frente às câmeras do SBT, rebate as tentativas do patrão, Silvio Santos, de arranjar-lhe um marido. Moço esse de 19 anos chamado Dudu Camargo. Gracinhas ensaiadas (ou não) à parte, o que eu vi ali foi um cacique da TV brasileira desfiando sexismo e, reparem bem, tentando casar uma adolescente.

Alguns vão dizer: "ah, mas ele estava brincando". Brincadeirinha mais sem graça essa que cutuca uma moça recém-saída da infância a arrumar um marido. Isso não é brincadeira! É cultura machista de uma sociedade que ainda não entendeu que mulher não serve apenas para estar ao lado de um marido no mundo. Me acompanhem.

Um dos problemas que nós, pais, vivemos hoje é a precocidade dos jovens, principalmente das meninas. Embaladas pela magia das princesas, muitas garotas querem salto, unhas pintadas, maquiagem e, claro, um príncipe, antes mesmo de saber o que é beijo na boca. Em muitas famílias, desde que deixam as fraldas, as meninas são cobradas para se portar como "mocinhas".

É uma luta convencer as pessoas de que meninas e meninos devem ser criados de maneira igualitária . (Sim, menina joga bola. Sim, menina sobe em árvore. Sim, menina joga videogame. Sim, menina se rasga e se suja. Sim, menina é forte. É um sufoco brigar contra a influência do mercado de brinquedos e convencer as garotinhas de que ser princesa nem sempre é legal e que há todo um universo colorido e vibrante para além dos 50 tons de rosa. Tudo isso dá um baita trabalho, porque se seguirmos o flow e só vamos até o lilás.

Haja criatividade. Haja pesquisa na internet para achar a fantasia da Rey (primeira jedi mulher que demorou 7 filmes para surgir em Star Wars). Haja passeio no Netflix para colocar no cardápio dos filmes da casa raras produções que não têm o príncipe salvador.

Daí vem o Sílvio. Entra em nossas casas, em pleno domingo, brincando de tentar convencer uma menina de 15 anos a se casar com o rapazote ao lado? Quanto desserviço! Já não basta terem deixado a mocinha subir no palco com um salto agulha que lhe trará encurtamento do tendão de Aquiles em poucos anos?

Maísa, estamos juntas! E daqui em diante podemos dizer: "enfrente o patrão como uma mulher". Esse palco ainda vai ser seu, gata. Anota.

Sobre a autora

Comentarista na CNN Brasil, a jornalista Lia Bock começou a blogar em 2008 no site da revista "TPM", onde foi também editora-chefe. Passou por publicações como "Isto É", "Veja SP" e "TRIP". É autora dos livros "Manual do Mimimi: do casinho ao casamento (ou vice-versa)” e do "Meu primeiro livro", ambos editados pela Companhia das Letras. É mãe de quatro filhos e pode ser encontrada no Instagram @liabock e no Twitter @euliabock

Sobre o blog

Um espaço para pensatas e divagações sobre notícias, sexo, filhos, coração partido, afetações apaixonadas e o que mais parecer importante ao universo feminino.

Blog da Lia Bock