Topo

Lia Bock

Morte do nu deixará 7 bilhões de corpos com os quais teremos que lidar

Lia Bock

06/10/2017 04h00

(Foto: Getty Images)

É com muita tristeza que venho comunicar a morte desse ente tão amado. O nu sempre foi um companheiro generoso. Desde a mais tenra infância ele me acompanha e zela pela minha sanidade.

No corpo dos meus pais e dos meus irmãos, o nu sempre esteve presente no único banheiro de nossa casa. Me acompanhou singelo também nas aventuras adolescentes. O nu esteve comigo numa noite quente em Ubatuba quando nossa turminha de garotas, num ato rebelde, resolveu deixar as roupas na areia e mergulhar na escuridão.

O nu estava também na primeira vez em que fui ao teatro com o colégio. Juro. Eu tinha 10 anos e a escola o nome de Nossa Senhora. Na peça, a atriz principal tomava banho numa cachoeira. A água era falsa, de papel crepom, mas o nu era real. Fascinante. Depois da apresentação, a atriz se sentou no centro do palco e respondeu à perguntas dos alunos. A maioria delas sobre o corpo desnudo, claro. O nu, quando queria, era o centro das atenções.

Deixará saudades o nu.

Nossos tempos em Londres foram gloriosos. Ali ele era rei. Foi rei também no palco de Zé Celso e no corpo de Caetano Veloso. Como esquecer. Foi travesso com Tom Zé, quando zombou da ditadura pondo cu onde se via boca. Era 1973 e nu estava bombando.

Nu esteve comigo também num momento de protesto. Impávido, firme, apenas parado para marcar, com o corpo, uma injustiça latente. O ano 2000 tinha acabado de começar.

Esse nu que me emocionou em tantos livros, filmes e na capa de algumas revistas… Esse nu que ensinou meus filhos a respeitarem as diferenças e a tratarem com naturalidade o que é natural… Esse nu, tão amado, parte hoje.

Morre de desgosto e solidão, acusado de crimes que jamais cometeu.

Mas nu deixa filhos e netos corajosos e cientes de que é preciso seguir com este legado. Nu deixa seguidores, amigos e muitos fãs. Gente que desfrutou de sua presença poderosa e sabe que nu é inocente.

Nu deixa 7 bilhões de corpos com os quais teremos que lidar.

Sobre a autora

Comentarista na CNN Brasil, a jornalista Lia Bock começou a blogar em 2008 no site da revista "TPM", onde foi também editora-chefe. Passou por publicações como "Isto É", "Veja SP" e "TRIP". É autora dos livros "Manual do Mimimi: do casinho ao casamento (ou vice-versa)” e do "Meu primeiro livro", ambos editados pela Companhia das Letras. É mãe de quatro filhos e pode ser encontrada no Instagram @liabock e no Twitter @euliabock

Sobre o blog

Um espaço para pensatas e divagações sobre notícias, sexo, filhos, coração partido, afetações apaixonadas e o que mais parecer importante ao universo feminino.

Blog da Lia Bock